A arte de ouvir histórias e a Educação
- Rubia Konstantyni
- 21 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Reflexões e motivações acerca do projeto “Histórias de Sábia Laranjeira”
“Histórias de Sabiá Laranjeira” surgiu da vontade de continuar a fomentar escutas, em tempos pandêmicos, para as pessoas de todas as idades. Porém, uma preocupação maior com os ouvidos e a imaginação das crianças se fez presente. O que poderia ser contribuição para as mesmas, nestes dias tão diferenciados, aos quais vivenciamos? Sem respostas únicas, seguimos.
Sabe-se da importância em estimular os cinco sentidos para que os pequenos se desenvolvam. Pensando nesta proposição, a reflexão feita foi: qual sentido podemos priorizar aqui? Bom, se eu ouço “havia uma grande onça”, e somente ouço, me é dada a oportunidade de criar o cenário em que a onça está; desde as cores e formas, até complementos tantos na composição do espaço ( uma real prática imaginativa). Com isso, a potência escutativa e inventiva é aguçada. Difere de uma oferta audiovisual, onde nos chega registros prontos, que conduzem nossa tela mental. A partir deste motivo, deu-se a escolha por conteúdos apenas em áudio, livre de imagens, neste projeto, com o foco nas oralidades de que somos compostos.
Assim, nasceu nosso “Sabiá Laranjeira”, com este formato artístico e pedagógico: um punhado de contos para apreciar com os dois ouvidos.
Pode-se escutar a história e somente se deliciar com as aventuras narradas.
Agora, se você é educador/a, pode escolher alguma das histórias e, após a escuta da mesma, mediar conteúdos curriculares de um jeito curioso.
Outra possibilidade é usufruir, livremente, das descobertas geradas pela escuta da narrativa nas crianças e, a partir delas, orientar os pequenos em novas aprendizagens, tornando-as ainda mais significativas, mesmo fora do ambiente escolar.
Os episódios foram escolhidos com observação e cuidado, procurando diversidades temáticas e ambientações plurais. Optamos por mesclar o que é da tradição oral e escritos autorais. Também valorizamos, e muito, o objeto livro, considerando-o um grande presente para a humanidade, pois, por meio destes registros, em letras e imagens, adentramos em universos ímpares do conhecer, pertencer, significar, sonhar, viajar, criar, externar, escolher e o que tanto mais uma leitura permite.
Nosso desejo é que este projeto, em formato pod-cast, disponível em nossas plataformas digitais como youtube e spotify, seja apreciado e convidativo.
E se você, nosso leitor e ouvinte, tem alguma vivência de prática pedagógica com as “Histórias de Sabiá Laranjeira”, compartilha com a gente. Vamos adorar te ler e escutar.
Ah, e quem ouviu algum dos episódios e sentir vontade de dividir com a gente o que criou na cabeça enquanto escutava, também será uma alegria saber do acontecido.
Ainda não estamos com acessibilidade para deficientes auditivos e surdos, mas esperamos, em um futuro breve, conseguir traduzir os episódios para a Língua Brasileira de Sinais.
Grande abraço e até a próxima Prosa Educativa.
Rubia Konstantyni
Di Péis Coletivo
Commenti